Conheça um pouco de Marielle Franco:
Ela foi uma grande mulher negra que deu voz as causas das minorias, sempre destemida, atrevida e de muita garra sabia como mulher de luta defender e dar visibilidade aos assuntos menos debatidos e que são colocados para baixo do tapete podre da sociedade machista, preconceituosa e intolerante. Ela lutou incansavelmente pela igualdade de direitos, semeou a semente da resistência e da luta. Tentaram calar covardemente a Marielle, mas a sua voz ecoou fortemente e não vai calar a força do movimento pela luta em defesa das minorias. Quantas mulheres , jovens e críticos serão mortos em nome de uma burguesia podre e desumana?
Os sentimentos de hoje são de revolta e medo, porém foram esses os que tornaram Marielle uma grande Mulher desafiadora e forte combatente contra o racismo, a homofobia e direitos iguais para as mulheres, dedicou sua vida a romper as barreiras invisíveis. Foi covardemente atingida numa emboscada no dia 14 de março por 4 disparos de arma de fogo disparados na sua cabeça enquanto saía de uma atividade de roda de conversa sobre a luta e conquistas da mulher na sociedade realizado na lapa. No dia 10 de março ela havia denunciado abusos em ações da Polícia Militar em Acari, a vereadora era crítica da intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro.
Nascida na favela do complexo da Maré, Socióloga com mestrado em Administração Pública, foi eleita vereadora da Câmara do Rio de Janeiro pelo PSOL com 46.502 votos sendo a 5ª mais votada. Presidiu a comissão da Mulher na Câmara e como assessora do DEP. Marcelo Freixo PSOL, coordenou a Comissão de defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ).
Iniciou a militância em Direitos humanos após perder uma amiga vítima de bala perdida, num tiroteio entre militares e traficantes no complexo da maré. Aos 19 anos tornou-se mãe da única filha e isso lhe ajudou a se constituir com lutadora pelos direitos das mulheres e debater esse tema nas favelas.
Enquanto vereadora criou e teve projetos importantes aprovados:
*Projeto de Lei: Assédio não é passageiro
*Projeto de Lei: Casas de Parto
*Projeto de Lei: Espaço Coruja- Espaço Infantil Noturno
* Projeto de Lei: Se é Legal - Tem que ser real - Para fazer valer o aborto legal no Rio.
* Incluir o Dia da Luta Contra a homofobia, lesbofobia, bifobia e transfobia no calendário oficial da cidade.
* Incluir o Dia de Tereza de Benguela e da mulher negra no calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro.
*Incluir do dia Visibilidade Lésbica no calendário oficial do Rio de Janeiro - Reprovado pelos vereadores por 19X17
*Incluir o Dia Municipal de Luta contra o encarceramento da Juventude Negra no calendário oficial da cidade.
Criou a Frente Parlamentar da Defesa da Economia Solidária - Uma Economia onde se respeita a escala humana na produção e no meio Ambiente.
Marielle escreveu uma Grande História de luta e força que encoraja as mulheres a enfrentarem seus medos e desafios, sempre com muita garra e determinação, deixou um legado que dar ainda mais voz as minorias, para levarmos sempre a frente o nome dessa grande Mulher: MARIELLE PRESENTE HOJE E SEMPRE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário