Tudo teve início na década de 1960 a partir das pesquisas militares no auge da guerra fria, quando dois blocos ideológicos e politicamente antagônicos exerciam um grande controle e influencias no mundo. Era preciso criar algum meio de comunicação seguro e eficiente. Os Estados Unidos temia um ataque russo sobre suas bases militares o que o tornaria vulnerável. Então para proteger os dados sigilosos foi criado um modelo de compartilhamento de idéias, com isso foi criado a ARPANET, criada pela ARPA, era um sistema conhecido como chaveamento de pacotes, transmissão de dados em rede de computadores. Surgiu então o maior fenômeno midiático do século 20. Em 29 de outubro de 1969, como desejo do professor Leonard Kleinrock da Universidade da Califórnia de Los Angeles ocorreu a transmissão do que hoje se considera o primeiro email da história.
No Brasil, os primeiros embriões de rede surgiram em 1988 e ligavam universidades do Brasil a instituições nos Estados Unidos. No mesmo ano, o Ibase começou a testar o Alternex, o primeiro serviço brasileiro de Internet não-acadêmica e não-governamental. Inicialmente o AlterNex era restrito aos membros do Ibase e associados e só em 1992 foi aberto ao público.
A partir de 1997, iniciou-se uma nova fase na Internet brasileira. O aumento de acessos a rede e a necessidade de uma infraestrutura mais veloz e segura levou a investimentos em novas tecnologias. Entretanto, devido a carência de uma infraestrutura de fibra óptica que cobrisse todo o território nacional, primeiramente, optou-se pela criação de redes locais de alta velocidade, aproveitando a estrutura de algumas regiões metropolitanas.
Enfim, as rede sociais...
o ano de 1994 quebra os paradigmas e mostra ao mundo os primeiros traços de rede sociais com o lançamento de geocities chegando a 38 milhões de usuários, adquiridos pelo Yahoo.
Apenas em 2004 as redes sociais caíram no gosto dos internautas com o flicks, o orkut e o facebook, superando a incrível marca de 908 milhões de pessoas cadastradas. hoje a marca está avaliada em 104 bilhões. relatórios recentes apontam que esse tipo de serviço atraí mais de 1 bilhão de pessoas, o que representa cerca de um sétimo da população total do planeta. Isso significa que os sites de relacionamento têm muito mais para crescer.
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