A semana que antecede o domingo de Páscoa é uma das datas mais lembrada dentro da tradição religiosa cristã, sendo porpulamente conhecida como Semana Santa. Porém em cada tradição religiosa do Cristianismo a data é vista e tratada de maneira diferente, mas respeitando as doutrinas mais relevantes dessas linhas de interpretação. Para os católicos a Semana Santa é a celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus.
Já entre os protestantes a Semana Santa não é tão enfatizada, sendo lembrada nas celebrações como os dias que antecendem o calvário. O domingo de Páscoa costuma ser o dia mais importante da tradição reformada, já que simbolizam a redenção da humanidade.
No candomblé a Semana Santa representa a criação do mundo, por este motivo, neste período seus seguidores devem vestir-se de branco, principalmente na sexta-feira, por ser este o dia em que os orixás descem de Orún para conhecerem a grande criação de Olorum, executada por Ododuwa.
Na noite de quinta para sexta os seguidores do candomblé devem se proteger, usando seus contra-eguns, pois pode conter os eguns que nos rondam. Da mesma forma deve-se alimentar-se com comidas brancas, tais como: arroz, arroz doce, acaçás e pães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário